FAQ

Valoptia.ABC

Como carregar os relatórios Valoptia.ABC dentro das ferramentas de análise ou de visualização de dados?


Valoptia.ABC propõe dois conectores diferentes para exportar os resultados da valorização dos modelos para ferramentas de análise e visualização de dados (como Excel/Power Pivot, Power BI, Qlik, Tableau,...):

-Conector OData para carregar os dados de acordo com o protocolo padrão OData -Conector REST Json para carregar os dados a partir de um Web Services fornecendo os dados de relatório no format JSON

Nos dois casos, as ferramentas de análise/visualização de dados se conectam por HTTP ao Valoptia.ABC

#reporting #OData #Json #analyse

[Versão aplicável: 8.1 e superiores]




Onde encontrar as URLs de conexão ao fluxo de dados OData ou Json após a disposição pelo Valoptia.ABC ?


As URLs de conexão aos fornecedores de dados Valoptia OData e Json são indicadas:

-Na página “Resultados\Síntese” do modelo selecionado -Na página “Fluxo de Dados\Fluxo de dados agregados”

A página “Resultados\Síntese” do modelo selecionado permite também carregar as pastas de conexão “odc” e “Power Query” que facilitam o carregamento dos fluxos dentro do Excel ou Power BI.

#reporting #OData #Json # analyse #flux

[Version applicable: 8.1 e superiores]




Como carregar um fluxo de dados Json em uma ferramenta de análise/visualização de dados ?


Para carregar um fluxo de dados Json, deve-se utilizar a URL associada a ele.

As URLs para diferentes fluxos de dados Json disponíveis são apresentadas na página retornada pela URL de conexão ao fornecedor de dados Json (ver a questão “Onde encontrar as URLs de conexão ao fluxo de dados OData ou Json após a disposição pelo Valoptia.ABC?”)

A configuração da URL associada ao fluxo de dados Json a serem carregados ao nível da ferramenta de análise/visualização de dados depende especificamente da ferramenta utilizada (ver em especial as questões “Como carregar um fluxo de dados Json no Excel?” e “Como carregar um fluxo de dados Json no Power BI?“

#reporting #Json # analyse

[Version applicable: 8.1 e superiores]




Como carregar um fluxo de dados Json no Excel?


Para carregar um fluxo de dados Json no Excel, é recomendável utilizar a pasta “Power Query” associada ao fluxo, que pode ter seu download feito na página “Resultados\Síntese” do modelo.

Esta pasta contém o script de uma consulta “Power Query” que permite carregar o fluxo de dados.

Para utilizar este script “Power Query” no Excel, deve-se acompanhar as etapas seguintes:

-Dentro de uma planilha Excel -Menu “Dados” -“Obter dados” -“A partir de outras fontes” -“Consulta vazia” -No editor “Power Query” ao qual está ligado, selecionar “Editor avançado”

Para um carregamento direto na planilha Excel (o fluxo de dados deve representar menos de um milhão de linhas), clique em “Fechar e carregar”.

Para um carregamento no Power Pivot (adaptado aos fluxos de dados que apresentam mais de um milhão de linhas):

-Clique na seta do ícone “Fechar e carregar” -Selecionar “Fechar e carregar em...” -Selecionar “Não criar mais que uma conexão” e “Anexar estes dados ao modelo de dados” -Clicar em “Ok” -Quando o carregamento dos dados na conexão estiver terminado, clique em “Power Pivot” e depois em “Gerar os dados” -Os dados serão carregados diretamente no Power Pivot

#reporting #Excel #PowerPivot #Json #analyse

[Version applicable: 8.1 e superiores]




Como carregar um fluxo de dados Json no Power BI?


Para carregar um fluxo de dados Json no Power BI, é recomendado utilizar a pasta “Power Query” associada ao fluxo, que pode ser baixada na página “Resultados/Síntese” do modelo.

Esta pasta contém o script de uma consulta “Power Query” que permite carregar o fluxo de dados.

Para utilizar este script de “Power Query” no Power BI, deve-se fazer as seguintes etapas:

-Menu “Obter dados” -“Consulta vazia” -No editor “Power Query” onde está a consulta, selecionar “Editor Avançado” -Clicar em “Fechar e carregar”

#reporting #Excel #PowerBI #Json #analyse

[Version applicable: 8.1 e superiores]




Como saber a duração do carregamento de um fluxo de dados?


O carregamento de um fluxo de dados OData ou Json em uma ferramenta de análise/visualização de dados pode ser relativamente longo e as ferramentas de análise/visualização de dados não entregam necessariamente a indicação a respeito do progresso de carregamento.

Para saber este progresso de carregamento de um fluxo de dados, basta ir à página “Fluxo de dados\Carregamentos” do Valoptia.ABC

Esta página apresenta os carregamentos em curso indicando para cada carregamento o nível de progresso (%) e o tempo decorrido.

#reporting #flux #OData #Json #analyse

[Version applicable: 8.1 e superiores]




Como gerar facilmente os produtos e as despesas nos recursos de um modelo de custo ?


Se dispormos de pastas de recursos representando as despesas e os produtos (para o cálculo de um P&L por exemplo) e que os montantes são positivos nos recursos, assim como para os produtos e despesas, podemos simplesmente definir uma moeda “produto” onde câmbio vale “-1”.

Nela evite manipular os recursos “produtos” antes do carregamento.

#recursos #PL #produto

[Version applicable: 8.1 e superiores]




Como saber a quantidade de linhas dos relatórios gerados a partir de uma valorização?


O número de linhas de cada relatório gerado a partir da última valorização de um modelo é indicado na página inicial, na seleção do modelo, na aba “Valorização do modelo” diante de cada relatório.

#relatório #análise

[Version applicable: 8.1 e superiores]




Como exportar os parâmetros de um modelo no Excel?


Os parâmetros de um modelo são acessíveis através da interface Web Valoptia.ABC mas podem também serem baixados como os outros relatórios de um modelo.

Na página “Síntese” do menu “Resultados”, baixar os arquivos de conexão e escolher ao arquivo “nome_modelo-Parameters-OData.odc” para carregar os parâmetros diretamente no Excel.

O relatório é acessível também através da URL geral dos relatórios OData os quais podem ser utilizados no Excel ou Power BI por exemplo.

#relatório #Excel #parâmetros

[Version applicable: 8.1 e superiores]




Como gerar mais de um conjunto de parâmetros para um mesmo modelo?


A estrutura e o referencial de dados de um modelo são armazenadas dentro de um arquivo “nome_modelo.xlsx” situado na pasta “model” da arvore de pastas de um modelo.

Os parâmetros deste modelo são gerados dentro de um arquivo que tem o nome “parameters-nome_modelo.xml” na pasta “config” da arvore de pastas do modelo.

Pode ser útil gerar vários conjuntos de parâmetros para um mesmo modelo.

Para isto, a página “Parâmetros do modelo\ Pasta de parâmetros” permite:

-Salvar os parâmetros correntes em um arquivo específico onde deve-se indicar o nome (por exemplo “meus-parametros-1.xml” -Carregar os parâmetros de um arquivo de salvamento no lugar dos parâmetros correntes (trocar o arquivo de parâmetros): ao selecionar um arquivo na lista (“meus-parâmetro-1.xml” por exemplo), vamos sobrescrever os parâmetros do arquivo “parâmetros-nome_modelo.xml” por aqueles do arquivo selecionado. Os parâmetros correntes do modelo sempre são gerados dentro do arquivo “parâmetros-nome_modelo.xml”

#parametros

[Version applicable: 8.1 e superiores]




Como carregar um fluxo de dados Json no software Tableau ?


Para carregar um fluxo de dados Json no software Tableau, é necessário criar um “Web Data Conector” associado ao fluxo de dados a carregar.

Nos arquivos “TableauWDC” de extensão “.js” e “.html” gerados pelo Valoptia.ABC permitem criar o “Web Data Conector” para carregar os fluxos de dados Json.

A criação de um “Web Data Conector” Tableau consiste em implementar um website dedicado que desempenhe o papel de intermediário entre o Tableau e o fornecedor de dados (Valoptia.ABC neste caso).

Os arquivos “TableauWDC” gerados pelo Valoptia.ABC permitem simplesmente implementar um website para um “Web Data Conector” para um fluxo de dados correspondente:

-Criar um website (site IIS por exemplo) acessível pela URL “http://server:port”. -Posicionar os arquivos “TableauWDC” (“.js” e “.html”) na raiz deste site. -No servidor Valoptia.ABC que hospeda o fornecedor de dados Json, configurar a variável de ambiente de sistema VAJSONPROVIDERCORSORIGINURL ao valor “http://server:port” para que o fornecedor de dados aceite as consultas originadas a partir de uma página carregada no site do “Web Data Connector”. -No Tableau, selecionar “Conector de dados Web”, inserir a URL do “Web Data Connector” criado no formato “http://server:port/nome_arquivo_TableauWDC.html” e clicar no botão “Obter dados”

#relatório #Tableau #Json #análise

[Version applicable: 8.1 e superiores]




Como carregar um fluxo de dados Json no Qlik Sense ?


O carregamento de um fluxo de dados Json Valoptia.ABC no Qlilk Sense é feito com o auxílio de um conector conector “REST” do Qlik Sense. No aplicativo Qlik Sense:

-Conectar-se a uma nova fonte de dados -Selecionar o conector REST -Inserir a URL do fluxo de dados Json Valoptia desejado (utilizar a URL genérica dos relatórios Json para selecionar a do relatório desejado). A URL termina normalmente por “?página[número]=1” -Na seção “Pagination” selecionar “Next URL” -Então, no “Next URL path”, indicar “root/links/next” -A partir do carregamento dos dados nas tabelas, abrir a árvore “root” e marcar “data”

#relatório #Qlik #Json #análise

[Version applicable: 8.1 e superiores]




Como carregar um fluxo de dados OData no MicroStrategy Desktop ?


O carregamento de um fluxo de dados OData no MicroStrategy é feito com o auxílio do conector “Dados a partir de uma URL”. Em um “portfólio” MicroStrategy:

-Novos dados -Dados a partir de uma URL -Inserir a URL completa do fluxo de dados escolhido (utilizar a URL dos relatórios OData em um browser Web e pesquisar o complemento a ser adicionado – valor indicado por um “href=“ – para disponibilizar a URL completa do fluxo -Clicar em “Preparar os dados” e então “Finalizar” -

Nota: o conector “Dados a partir de uma URL” gera a paginação dos fluxos OData. Em compensação, não parece ser possível gerar a paginação dos fluxos transmitidos pelo fornecedor de dados Valoptia.ABC Json com este conector.

#relatório #MicroStrategy #OData #análise

[Version applicable: 8.1 e superiores]




Como carregar um fluxo de dados OData no SAP Lumira Discovery?


O carregamento de um fluxo de dados OData no SAP Lumira Discovery é feito com o auxílio de um conector “OData Connector”:

-Selecionar a fonte de dados “Query with SQL” -E em seguida o driver “Generic OData 2.0 – OData Connector” -No campo “Service Root URI”, inserir a URL dos relatórios OData (a qual permite disponibilizar a lista de fluxos OData disponíveis) e depois clicar em “Connect” -Na lista de tabelas, no “ValoptiaDataServiceProvider.ValoptiaODataService” e depois em “entities”, selecionar o fluxo a carregar -Clicar em “Preview” e depois em “Visualize”

#relatório #SAP #Lumira #OData #análise

[Version applicable: 8.1 e superiores]




Como recuperar as últimas mensagens de erro ou warning da valorização de um modelo?


A partir da valorização de um modelo, o console de mensagens permite acompanhar o progresso e analisar os eventuais erros.

Para recuperar os erros ou mensagens de warning ligadas à última valorização de um modelo, basta selecionar e clicar no ícone “sino” no canto superior direito da tela que deve indicar, em vermelho, o nome das mensagens de erro.

#erro #atenção #mensagem

[Version applicable: 8.1 e superiores]




Eu possuo um modelo de referência para o período de exercício N, eu gostaria de criar um novo para N+1, como faço?


Diversas opções são possíveis em função do nível de revisão do existente:

-Eu desejo recuperar tudo: selecionar a opção “Criar” no menu inicial; será então necessário redefinir o conjunto de referenciais (serviços, atividades, direcionadores...) e os parâmetros -Eu gostaria de recuperar tudo ou parte do modelo existente: selecionar o modelo existente e depois selecionar a opção “Copiar” no menu inicial e escolher um novo nome de modelo. A integralidade dos elementos e arquivos do modelo existente são então recopiadas e é possível modificar os elementos desejados um a um em função das necessidades.

#modelo #copia

[Version applicable: 8.1 e superiores]




Eu executei um modelo, nenhum erro aconteceu e eu não tenho um total correto, o que aconteceu?


1)Vá em \Resultados\Síntese e verifique se o valor total corresponde à aquele esperado 2)Se não é o caso, verifique se as datas de início e fim nos arquivos de recursos estão compreendidos entre as datas de início e fim definidas na faixa de valorização do modelo (ver Parâmetros de modelo\Parâmetros Globais do modelo\Instância, faixa de valorização, valores financeiros, limiar de materialidade,...\faixa de valorização)

#modelo #valorização

[Version applicable: 8.1 e superiores]




Eu recopiei um modelo e todos os menus estão acinzentados


Verificar que se tem as habilitações necessárias no novo modelo. Para isso, ir em “Habilitações” e selecionar o modelo recém copiado para verificar se todas as permissões deste modelo estão habilitadas; Se elas não estiverem, pode-se adicioná-las clicando nos campos correspondentes (Leitura, Escrita e Execução)

#modelo #permissões #habilitações

[Version applicable: 8.1 e superiores]




Eu não consigo criar um fluxo de dados agregados reagrupando vários períodos de exercício valorizados


É importante se certificar que os relatórios desejados na agregação tenham rigorosamente a mesma estrutura, em particular que eles tenham:

-Os mesmos eixos de análise (mesmo número, mesma sequência, mesmos textos) -Tenham sido gerados com as mesmas opções de atributos (todos com ou todos sem) – ver os campos nos Parâmetros de modelo\Resultados\Relatórios\Atributos de Relatório e para o relatório das árvores de produtos ver o campo “Geração dos atributos nas árvores” dentro de Parâmetros de modelo\Resultados\Árvores\Formato -Os mesmos atributos (atividades e serviços) quando gerados -O mesmo número de steps (caso do relatório de árvore de produtos)

#fluxo #OData #Json

[Version applicable: 8.1 e superiores]





Valoptia.PSA